Transição Capilar

Se tem uma coisa que deixa as mulheres doidas, sem sombra de dúvidas é o cabelo. Mulher não sai de casa sem o ter os cabelos em seu devido lugar, ainda mais com uma rotina agitada que nós mulheres aderimos cada vez mais, é casa, trabalho, estudos, filhos, marido. Uma porção de coisas que nos fazem ficar de cabelo em pé, o que nos deixa extremamente chateadas.

Já fazem 7 meses que estou em “transição capilar” e estou enlouquecida. Mas antes do meu desabafo, gostaria de explicar um pouco sobre a transição capilar.

catssxs

A transição capilar, em termos técnicos é um longo tratamento de banimento de químicas de alisamentos e relaxamentos do cabelo. Ou seja, é a exclusão total de produtos químicos, com a finalidade de voltar ao cabelo natural.

Mas diferente do que muita gente pensa, a transição capilar é um período muito difícil, onde a pessoa que adere precisa estar fortemente preparada. Eu já usei todos os tipos de químicas no cabelo, desde relaxamentos de farmácia a alisamentos em salão e confesso que durante um tempo alguns até me satisfizeram, porém não essa satisfação não durou muito.

Eu costumo dizer que meu cabelo não é ruim, ele é difícil, mas muito difícil mesmo de lidar, por que ele não tem uma forma concreta, ele não é nem um pouco liso – aliás, ele é e muito crespo e também não é enrolado, ou seja, ele não tem uma definição perfeita. Muita gente vai falar, mas isso não existe “definição perfeita”, você precisa aceitar do jeito que ele é e talvez essas pessoas estejam até certas, mas só quem tem “cabelos difíceis” sabe o caos que é quando não se tem ajuda química.

Eu nunca fui muito vaidosa, com relação a roupas e maquiagens, mas sempre gostei de cuidar dos meus cabelos, gosto de lavá-los com regularidade e sempre penteá-lo de forma que não me sinta envergonhada no decorrer do dia, mas é bem difícil conseguir o resultado planejado.

Como estou grávida, tive que parar de usar toda e qualquer química no cabelo e isso teve um grande impacto na minha autoestima e é aí que mora o problema. Quando eu engravidei, foi muito de surpresa, eu não esperava e tinha acabado de fazer uma maravilhosa progressiva, então uma das primeiras coisas que pensei foi “o que vou fazer no cabelo durante 9 meses” e eu confesso que chorei. Muita gente pode achar futilidade, mas pra mim não era. Eu já engordaria, perderia minhas roupas e ainda teria de desfilar com o cabelo “difícil de lidar” por ai? Era demais para mim. “Mas porque você não pensou nisso antes de engravidar?” Muitos me perguntarão… Porque minha gravidez não foi planejada. Dãããã….

Acontece que estou bem perto de dar a luz, estou muito ansiosa para ver a minha princesa, mas também tenho pensado muito sobre como será depois do parto, como ficará meu corpo e principalmente o meu cabelo. Eu preciso tomar uma decisão: Ou eu volto para a progressiva, que é a medida mais fácil e cabível para mim… Ou… Eu assumo meu cabelo natural. Essa tem sido uma decisão muito difícil de tomar, não me sinto preparada para assumir tal identidade, sempre tive preferência por cabelos lisos, mas ao mesmo tempo quero me libertar das amarras, quero dizer, “chapinha e secador” então estou muito na dúvida.

Como ainda tenho um tempo para pensar, espero que uma luz divina me ilumine e me ajude na escolha, não sei se meu psicológico está pronto para isso, afinal uma mudança no visual deve ser gradual e a minha foi totalmente bruta!

Então espero tomar a decisão mais sábia e ser feliz com ela. A vantagem é que cabelo cresce e por mais “besteiras” que fazemos neles, eles sempre voltarão, arredios, mas sempre obedientes!

E vocês? Como lidam com o cabelo? Já passaram ou estão passando pela transição? Me ajudem nessa jornada.

Beijos de Luz,

Camila Leite

Gostou do post? Compartilhe em suas redes sociais.

4 comentários sobre “Transição Capilar

Deixe um comentário