Desafio – O Clube do Filme

Todo leitor é cinéfilo, ou pelo menos ama quando um livro cita um filme, porque assim ele pode ir correndo assistir para que nos debates tenha sempre conteúdo para falar. Eu particularmente admiro muito as duas artes e tento sempre me manter atualizada sobre ambas. E foi pensando nisso que comprei na última Bienal aqui do RJ o livro, “O Clube do Filme”. O Clube do Filme é um livro escrito por David Gilmour e que foi publicado aqui no Brasil pela Editora Intrínseca. O livro é pequeno, contém apenas 240 páginas e conta a história de um pai, crítico de cinema que passava por tempos difíceis com seu filho de 15 anos.

filmedvi

Confiram um trecho da sinopse:

“O Clube do Filme – Eram tempos difíceis para David Gilmour: sem trabalho fixo, com o dinheiro curto e o filho de 15 anos colecionando reprovações em todas as matérias do ensino médio. Diante da desorientação e da infelicidade desse filho-problema, o pai faz uma oferta fora dos padrões: o garoto poderia sair da escola – e ficar sem trabalhar e sem pagar aluguel – desde que assistisse semanalmente a três filmes escolhidos pelo pai. Com essa aposta diferente na recuperação e na formação de um rapaz que está “perdido”, formaram o clube do filme. Semana a semana, lado a lado, pai e filho viam e discutiam o melhor (e, ocasionalmente, o pior) do cinema: de A Doce Vida (o clássico de Federico Fellini) a Instinto Selvagem (o thriller sensual estrelado por Sharon Stone); de Os Reis do Iê, Iê, Iê (hit cinematográfico da Beatlemania) a O Iluminado (interpretação primorosa de Jack Nicholson, dirigido por Stanley Kubrick); de O Poderoso Chefão (um dos integrantes das listas de “melhores filmes de todos os tempos”) a Amores Expressos (cult romântico e contemporâneo do chinês Wong Kar-Way). Essas sessões os mantinham em constante diálogo – sobre mulheres, música, dor de cotovelo, trabalho, drogas, amor, amizade -, e abriam as portas para o universo interior do adolescente, num momento em que os pais geralmente as encontram fechadas”.

Eu ainda não comecei a ler o livro, porque quero começar o desafio junto com a leitura e assistir aos filmes citados nele “junto” com os personagens. Eu amo desafios do tipo e ainda preciso terminar o 1001 filmes para ver antes de morrer e foi essa paixão que me fez pensar nesse novo desafio.

Será tudo muito simples, no caso do livro, os personagens assistem a 3 filmes toda semana. No começo do livro podemos conferir a lista completa, com todos os filmes citados e alguns eu confesso que até já assisti – para falar a verdade, a metade da lista – risos. Mas é bem provável que eu queira assisti-los de novo. Então para quem quiser participar do desafio, fica o convite…

O Desafio consistirá em:

Assistir aos filmes citados no livro e postar uma crítica sobre o que você achou dos filmes toda semana.

Regrinhas:

  1. Postar crítica dos filmes assistidos semanalmente

  2. Postar resenha do livro ao final do desafio

É preciso ter um blog ou canal no youtube para postar as críticas. E eu já abri um álbum na página do meu blog para postarem os links das resenhas.

Espero que todos possam participar, para podermos trocar muitas idéias.

Beijos,

Camila Leite

2 comentários sobre “Desafio – O Clube do Filme

  1. […] Bom, eu até tinha outros links bacanas da web, mas vou aproveitar esse post e falar sobre uma coisa que uma leitora me perguntou outro dia sobre  como eu fazia pra selecionar os linsk da semana e também pediu pra eu postar uma listinha com os blogs que eu divulgava sempre… Obrigada Camila 😀 (o blog dela é o Doce Vida Infinita). […]

    Curtir

Deixe um comentário

