Maternidade Solo

Quando eu engravidei, comecei a pesquisar muito na internet sobre Maternidade, já tinha lido algumas coisas, porque tenho amigas que são mamães e compartilham muito conteúdo bom, mas nunca me aprofundei no assunto. Era um mundo completamente novo para mim e eu não fazia ideia de como seria dali por diante. Tudo era novidade e eu morria de medo de não “dar tempo” de aprender tudo, mas aos poucos, fui conhecendo um pouco melhor sobre esse maravilhoso universo, que é ser Mãe.

Quando eu descobri que estava grávida, não pestanejei e decidi: “Eu vou ter esse bebê”. Eu ainda estava em choque, mas mantive esse pensamento na minha cabeça o tempo todo. E quando eu contava para as pessoas, a primeira coisa que eu dizia depois do “Estou grávida” era: “Eu vou ter esse bebê, mesmo que ninguém o queira, eu o quero” e alguns diziam: “Você está maluca, pensa na besteira que está fazendo” e outros diziam: “Vai ser difícil, mas estarei com você”. E nessa confusão eu “perdi” muita gente mas também “ganhei” outras incrivelmente maravilhosas. Afinal a vida é assim não é?

E então eu levantei a cabeça e segui em frente. E numa dessas minhas pesquisas, eu descobri esse termo: “Maternidade Solo”, talvez eu até já o conhecesse genericamente, até porque já havia lido o texto Feio não é ser Mãe Solteira, feio é ser Pai quando convém”, mas na época eu não havia ligado nome ao contexto e quando fiz essa ligação, foi como se clique tivesse aberto uma área restrita na minha mente e continuei fazendo buscas sobre grávidas solteiras, como era a vida e como elas lidavam com as situações. Até que achei o blog “Grávida Solteira” ou “Grávida, estado civil Mãe solteira” da jornalista Flávia Werlang. E foi incrível como a leitura de alguns posts e comentários me deram gás para seguir firme na minha decisão. Por que por mais que muitas pessoas achem que a “família tradicional” – com um pai, mãe e filhos – seja o ideal, eu descobri que posso e sou MUITO MÃE, mesmo minha filha não tendo um pai presente. Eu não sei como será no futuro, mas acabei descobrindo muitas coisas sobre mim quando analisei friamente a situação que me encontrava e o que descobri é que eu sou perfeitamente FORTE e CAPAZ. E acredite, se você está nessa situação, você também é.

10931309_405204079641255_5372300420011579177_n

Depois de devorar quase todos os posts do Grávida Solteira, eu precisava descobrir mais, pesquisar mais, buscar mais apoio e conheci a página no facebook “Mãe Solo”, administrada pela Thaiz Leão, que encara a maternidade solo de forma muito descontraída, eu fiquei apaixonada por todos os posts e finalmente cheguei à conclusão que se o pai da minha filha não queria ser presente, eu seria o suficiente para ela. Assim como eu não tive meu pai biológico por perto durante meu crescimento, ela pode não ter o dela, mas isso não significa que ela morrerá por causa disso. Hoje eu estou aqui, viva, feliz, fui muito bem educada e alimentada por uma mãe incrível que decidiu me dar a vida. E essa é a lição que eu quero passar para a minha bebê. Que eu e ela podemos não ser uma “família tradicional” ao ver da sociedade, mas nós somos sim, uma família incrível e que juntas, seremos muitos mais fortes.

Portanto, acho que meu único pedido para esse momento – que minha filha está para chegar – é que minha pequena venha com muita saúde. Porque força, o universo já me deu. Amor, nós já estamos compartilhando e o resto, a gente tira disposição lá do fundo para correr atrás do que queremos.

Eu decidi escrever sobre esse tema, porque eu leio muuuuuuitos blogs sobre maternidade, mas poucos são os que abordam a Maternidade Solo, a vida da mãe solteira. – risos – Vejo muita gente julgar, apontar o dedo e falar coisas terríveis para essas mães que são mais que mães, são tudo! E fico profundamente triste com a forma como esse assunto é tratado, muitas vezes ainda como um “tabu”. Se somos mães solteiras, não é porque não fomos capazes de “segurar um homem”, mas sim porque aquele homem não era o certo para gente.

E muita gente não entende isso, que quando um pai decide “abandonar” um filho, essa escolha é única e exclusivamente dele e não da “Mãe”. Não é porque a “Mãe não presta”, é porque o “Pai é um canalha”, porque ninguém é obrigado a ficar com ninguém e já sabemos desde os tempos da carochinha que barriga não prende marido, mas quando um pai decide abandonar não só a mulher, mas também a criança, está provado e comprovado quem não presta nessa história não é? Então parem com essa mania feia de que se a mãe está solteira é porque ela “mereceu” ou “não soube segurar o marido”.

Que todos entendam de uma vez por todas que “feio não é ser mãe solteira, feio é ser pai quando convém”.

E para as mamães que estão passando por essa situação, não se abalem, sejam firmes, sua cria depende da sua força, do seu bem estar. Se você está mal, ela também ficará. Se você acha que não está dando conta de toda pressão emocional que está sofrendo, procure apoio, não se sinta envergonhada de contar a sua história. Se o apoio não vier das pessoas mais próximas, mantenha-se sempre aberta a tudo, porque o apoio pode vir de onde você menos esperar.

1960110_438132633015066_8384973310524013984_n

Créditos nas fotos*

2 comentários sobre “Maternidade Solo

Deixe um comentário

